Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) - 2016.

Há 31 anos a The Ocean Conservancy, uma ONG norte-americana, vem promovendo em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão as praias coletar o lixo depositado pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de navios ou rios. A participação crescente de voluntários no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é admirável! Em sua última edição, 800.000 voluntários de 93 países contribuíram para este esforço mundial, coletando 8.193 mil toneladas de lixo em 40.538 km de praias e rios. Esse ano, a campanha ocorrerá no sábado, dia 17 de setembro de 2016.
O Instituto Terra & Mar, entidade ambientalista atuante no litoral norte de São Paulo, coordena esta campanha em São Sebastião nos últimos 15 anos e este ano participarão 15 praias e um rio de São Sebastião (Enseada, Canto do Mar, São Francisco, rio da Reserva du Moulin, Praia Deserta, Porto, Praia do Deodato, Mangue do Araçá, Praias do Cabelo Gordo e Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Juréia, Boracéia), contando com a colaboração de cerca de 400 voluntários (locais e turistas).
Em Caraguatatuba a campanha será coordenada pela Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU) nas praias do Porto Novo, Palmeiras, Flexeiras, Indaiá, Capricórnio e Cocanha.
A campanha tem envolvido, ao longo dos anos, a participação de diversas ONGs locais, Associações de Moradores de Bairros, Escolas de diversos bairros, além de turistas que frequentam a região.
As equipes de voluntários limparão a praia, separando e catalogando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas internacionalmente. Esses dados têm sido muito importantes na formulação de políticas públicas e legislação em vários países que participam da campanha, em relação ao descarte e destinação de resíduos sólidos.
Todos os resíduos possíveis de serem reciclados serão separados, e as empresas de coleta de lixo dos municípios envolvidos coletarão e encaminharão esses resíduos para a reciclagem. Portanto, participem conosco, venha exercer sua cidadania!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar

Educação Ambiental: Sua história e suas vertentes.