Projeto de divulgação sobre a Conservação da Toninha.


A toninha é um pequeno golfinho (Pontoporia blainvillei) que ocorre apenas do litoral do Espírito Santo até o litoral da Argentina. Atualmente é considerado o mamífero aquático em maior perigo de extinção do Atlântico Sul Ocidental.

 

As maiores ameaças à toninha são as capturas acidentais em redes de pesca e a poluição costeira, que fazem com que dezenas de toninhas morram diariamente ao longo de sua área de ocorrência.

 

Nos últimos 15 anos, pesquisadores brasileiros do ES, RJ, SP, PR, SC, RS e pesquisadores uruguaios e argentinos se uniram para pesquisar tudo sobre as toninhas: onde vivem, o que comem, como se reproduzem, como se comunicam, como interagem com a pesca, como a poluição afeta suas condições de vida, etc.

 

Os principais resultados dessas pesquisas mostra que as toninhas estão em grande perigo de extinção, suas taxas de reprodução e sobrevivência tem diminuído bastante e continuam caindo nas redes de pesca, apesar dos esforços dos pesquisadores e pescadores em encontrar uma forma dessa captura acidental não ocorrer.

 

Outro resultado é que as toninhas são muito pouco conhecidas do público em geral, pois são animais pequenos e tímidos, e pouco vistos no mar pelo banhista.

 

Daí surgiu a necessidade de divulgarmos esses animais, pois quanto mais forem conhecidos, mais haverá a conscientização e a mobilização de todos para contermos as principais ameaças à essa espécie, que são a captura acidental em redes de pesca e a poluição costeira.

 

O objetivo desse projeto é visitar escolas do litoral norte paulista, veiculando um vídeo que resume as pesquisas e o conhecimento sobre essa espécie e sua situação, e sensibilizar os estudantes para serem multiplicadores dessas informações em suas comunidades. O vídeo tem a duração de 35 minutos e propõe-se iniciar uma discussão com o público sobre as informações abordadas no vídeo e uma reflexão sobre como cada um pode contribuir para a conservação dessa espécie e do ambiente costeiro em geral.


Nos dia 4 e 5 de maio na EE Avelino Ferreira (Caraguatatuba), Shirley Pacheco de Souza representante do Instituto Terra & Mar e Srº Pedro da Acaju divulgaram o Projeto de Conservação da Toninha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Instituto Terra & Mar no CEBIMar Aberto: uma oportunidade para conhecer um pouco do nosso Instituto e a pesquisa científica dos oceanos!

Proposta de Criação de Unidade de Conservação Municipal na Enseada e no Canto do Mar

MANGUEZAL: Berçário da Vida